Blog

Especialista fornece 5 dicas para economizar com a conta de energia em casa.

Com a bandeira tarifária vermelha vigente atualmente no Brasil, os consumidores têm sentido no bolso o impacto da alta nas contas de energia elétrica. Nesse cenário, o aumento da tarifa é um sinal de alerta para a necessidade de adotar medidas que promovam a economia no consumo de eletricidade. Esse sistema, que indica um custo adicional na conta de energia, pesa nas contas da maioria dos lares brasileiros.

Diante desse cenário, a adoção de hábitos mais eficientes pode fazer a diferença no fim do mês. Para ajudar os consumidores a enfrentarem essa situação de forma mais consciente, um especialista em soluções elétricas da Carmehil, Leonardo Oliveira, Consultor Técnico de Produtos, elaborou cinco dicas práticas que podem reduzir consideravelmente o consumo de energia e, consequentemente, os custos com a conta de luz.

1. Iluminação Natural:

O especialista recomenda o uso estratégico da iluminação natural durante o dia. “Sempre que possível, abra cortinas e janelas para iluminar os ambientes com luz natural, reduzindo a necessidade de acender lâmpadas”, explica. Além disso, reorganizar o espaço para que áreas de maior uso diurno, como salas e cozinhas, estejam mais expostas à luz solar pode ser uma solução eficiente.

2. Uso de lampadas de LED:

Outra dica, segundo o especialista, são as lâmpadas LED, que são até 80% mais eficientes do que as incandescentes e possuem uma vida útil muito maior. “Trocar lâmpadas antigas por LEDs é um investimento que traz retorno rápido na conta de energia”, ressalta. Essa medida simples pode gerar uma economia significativa, especialmente em ambientes que necessitam de iluminação constante.

3. Uso de aparelhos eletrônicos.

Outra orientação valiosa é usar os aparelhos eletrônicos de forma inteligente, sempre desligado quando não estão em uso. “Muitas pessoas esquecem televisores, computadores e carregadores conectados na tomada, o que gera consumo desnecessário”, aponta. Ele recomenda utilizar filtros de linha, que possibilitam desligar vários aparelhos ao mesmo tempo, evitando o modo stand-by, que pode representar até 12% do consumo total de um eletrodoméstico.

4. Ar-condicionado.

Um dos grandes vilões da conta de energia é o ar-condicionado. “Para reduzir o impacto na conta, o mais assertivo é manter o aparelho sempre limpo e ajustar a temperatura para 23°C, um ponto de equilíbrio entre conforto e economia”, explica. De acordo com a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado e Ventilação (Abrava), cada grau abaixo de 23°C pode aumentar em até 3,5% de aumento no consumo de energia. Além disso, utilizar a função timer para evitar o uso contínuo durante a noite pode ajudar a evitar desperdícios.

5. Escolha consciente de novos eletrodomésticos.

Na hora de adquirir novos eletrodomésticos, o especialista recomenda priorizar aqueles que possuem o ‘selo Procel de eficiência energética’, que atesta os modelos mais econômicos do mercado. “Um eletrodoméstico com o selo Procel consome menos energia, o que pode representar uma economia considerável no longo prazo”, explica.

Create a high-quality, realistic advertising photograph of a sleek air fryer placed on a modern kitchen counter. Add subtle steam rising from the fryer for a special touch. The background should be a clean, minimalist kitchen setting with no visible food. –no food visible –ar 5:2 –style raw Job ID: 3c3ab65e-1884-4731-8607-5b242ef6e213

Novas práticas.

Em tempos de bandeira tarifária vermelha, pequenas mudanças no dia a dia podem aliviar o peso da conta de luz. Seguir essas dicas não só contribui para a economia doméstica, mas também para o consumo sustentável de recursos naturais, beneficiando o meio ambiente.

Na Carmehil, você encontra um vasto portfólio de produtos que são essenciais para as práticas de consumo consciente. Escolhendo os produtos adequados você garante um melhor aproveitamento no consumo. Vale lembrar que as fugas de correntes são umas das principais causas da fuga de corrente nas instalações residenciais. 

Compartilhe: